Como fazer guest blogging da maneira correta

O guest post, feito corretamente, pode acontecer de algumas formas diferentes. 

A primeira e melhor maneira acontece quando o editor de um blog de alta qualidade reconhece sua experiência em um assunto e pede que você crie um guest post para esse blog. Você cria uma postagem de blog bem escrita e ela é publicada em um ótimo site que recebe muito tráfego. O blogueiro promove seu guest post nas redes sociais para que centenas, milhares ou até milhões de leitores vejam.

O segundo cenário simula o que os escritores freelancers fazem quando querem publicar artigos em revistas tradicionais (aquelas de papel que se compram em bancas de jornal). Eles têm ideias, apresentam suas ideias a um editor e, quando as ideias são aceitas, enviam um artigo para a revista. 

Se você está começando e deseja ter guest posts publicados em sites e blogs, você deve seguir estas etapas:

  1. Quando um escritor freelance deseja publicar um determinado artigo de revista, o escritor começa a pesquisar boas revistas que possam publicar o trabalho. Bons candidatos incluem revistas com boa reputação, revistas que publicam trabalhos de escritores freelancers e revistas que publicam artigos semelhantes ao que o escritor deseja publicar. 
  1. Quando você quiser postar como convidado, procure blogs que tenham boa reputação, que aceitem postagens de convidados e que publiquem itens semelhantes à sua ideia de postagem de convidado.
  1. Contate o editor. Se o blog oferece orientações passo a passo para lançar postagens de convidados, siga-as de perto. 
  1. Quando o blog não tem um processo específico para lançar posts de convidados, use o formulário de contato para perguntar se o editor aceita posts de convidados. Identifique-se e à sua empresa, explique suas qualificações e peça permissão para lançar uma ideia de guest post. Se o editor entrar em contato com você e pedir seu argumento ou textos já publicados, envie alguns exemplos de textos seus, bem escritos.
  1. Aguarde a aprovação. Os editores recebem muitos argumentos de venda de aspirantes a blogueiros convidados, então você pode ter que esperar algumas semanas. Se você não receber uma resposta após algumas semanas, envie uma breve consulta de acompanhamento. Se você ainda não ouvir nada, peça para apresentar uma nova ideia ou envie sua ideia de guest post em outro lugar.
  1. Envie seu texto de guest post. Envie um guest post aprovado seguindo o formato fornecido pelo editor e envie-o dentro do prazo. Se o editor solicitar que você faça alterações posteriormente, continue editando sua postagem até que ela atenda aos requisitos do blog.
  1. Publique sua postagem de convidado. Bons blogs têm calendários editoriais, assim como as revistas de alta qualidade. É sempre uma boa ideia, quando você lançar um guest post, pensar sobre o que o editor pode querer publicar alguns meses após a data atual. Por exemplo, nunca crie uma postagem de blog sobre férias em dezembro. Em vez disso, lance-o em setembro ou outubro para garantir que o editor possa encaixá-lo no calendário.

Considerações finais sobre guest blogging

É fácil ver por que muitos blogueiros procuram atalhos para realizar guest posts. Lançar mensagens de convidados para um editor requer um compromisso de tempo significativo. Como a maioria dos blogs não paga por guest posts, não é fácil justificar o compromisso de tempo quando você está sendo pago apenas por prestígio. No entanto, a postagem de convidado da maneira certa oferece muitos benefícios para você e sua empresa.

Quando você faz um guest post da maneira certa, é forçado a pesquisar e direcionar os melhores blogs. Seu conteúdo também é editado, o que permite que você apresente seu trabalho da melhor maneira possível. Como os blogs de alta qualidade não se transformam em redes de links com spam, o Google não penalizará o conteúdo do seu guest post. Seu guest post é promovido em um ótimo blog, compartilhado nas redes sociais e na frente de leitores novos e leais.

Esteja você escrevendo guest posts ou aceitando-os, mantenha estas dicas em mente:

Quando você estiver procurando por locais para um guest post, use ferramentas como a o Moz para identificar o domínio e a autoridade da página para os blogs que você deseja atingir. 

Quando estiver aceitando postagens, investigue cuidadosamente os links do autor. Se eles tiverem conteúdo de baixa qualidade ou links com spam, não aceitem a postagem.

Construa relacionamentos apenas com profissionais de marketing de boa reputação. Não é necessariamente errado para as empresas de marketing solicitar a publicação de posts de visitantes contendo um link de cliente em seu blog ou para compensá-lo por publicá-lo. No entanto, você só deve aceitar conteúdo bem escrito, preciso, útil para os leitores e relevante para o propósito do seu blog.

Vá devagar. Construir relacionamentos com outros editores de blog e pesquisar blogs leva tempo. Além de pesquisar o domínio e a autoridade da página de um blog, reserve um tempo para se tornar parte da comunidade. Deixe comentários úteis na seção de comentários para demonstrar seu conhecimento sobre o setor.

Nunca associe seu nome – ou seu próprio blog – a um site que esteja abaixo de seus padrões. Suas postagens de convidados têm seu nome nelas, então o site de veiculação refletirá em você e em seu blog. Da mesma forma, quando você publica o trabalho de outra pessoa, seu blog dá credibilidade aos links na postagem de convidado. Para sua própria reputação, nunca publique trabalhos em sites de baixa qualidade e não crie links para sites que não refletem bem para você.

Se você é um convidado de blog pelos motivos certos, continue fazendo o que está fazendo. Publicar seu texto em um ótimo site, assim como publicar em uma revista de prestígio, sempre faz você parecer bem.

Posso contratar uma agência para produzir guest posts para minha empresa?

Pode e deve! Guest blogging é a maneira aprovada pelo Google e demais buscadores para a obtenção de backlinks de alta qualidade. E sim, existem outras formas de conquistar backlinks, mas esse é um papo para outro texto. 😉

Agora é com você: Qual é a sua opinião sobre o guest blogging? Vai começar? Se já fez, quais resultados você alcançou?

Subscribe to get 15% discount